sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Oi!!!


Ciganos

Os rom (plural: roma), chamados vulgarmente de ciganos, são povos tradicionalmente nômades, originários do norte da Índia e que hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.
São subdivididos em diversos grupos, como os sintos e os caló.

Devido à ausência de uma história escrita, a origem e a história inicial dos povos rom foram um mistério por um longo tempo. Há 200 anos, antropólogos culturais criaram a hipótese de uma origem indiana dos roma, baseada na evidência lingüística, o que foi confirmado pelos dados genéticos.
Acredita-se que os roma têm as suas origens nas regiões do Punjab e do Rajastão, no subcontinente indiano. Eles iniciaram a sua migração para a Europa e África do Norte, pelo planalto iraniano, por volta de 1050.
Os roma originaram-se de uma casta inferior do noroeste da Índia, que, por causas desconhecidas foi obrigada a abandonar o país no primeiro milênio d.C.. Partiram em direção à Pérsia onde se dividiram em dois ramos: o primeiro, que tomou rumo oeste, atingiu a Europa através da Grécia; o segundo partiu para o sul, chegando à Síria, Egito e Palestina. No século XII, os roma enfrentaram o avanço dos muçulmanos, que invadiram a Índia. Devido a conquista territorial e política dos estados hindus, muitas caravanas rom partiram para a Europa, Oriente Médio e Norte da África, em uma migração que os roma chamaram de Aresajipe. O grupo espalhou-se, principalmente, pelo continente europeu: Hungria, Áustria e Boêmia, chegando à Alemanha em 1417. Em 1428, encontrava-se na França e Suíça, em 1422 atingia a Bolonha. Em 1500, surgiram os primeiros ciganos ingleses. Os anos de 1555 e 1780 são marcados pelos ciganos por um período de perseguições e intolerância: em vários países foram cometidos atos de violência contra os ciganos.
Caracterizados pelo nomadismo, o modo de vida dos ciganos e suas condições de subsistência são sempre determinados pelo país em que se encontram: os mais
ricos são os ciganos suecos e os mais pobres encontram-se nos Bálcãs e no sul da Espanha.
A maioria dos roma falam algum dialeto do romani, língua muito próxima das modernas língua indo-europeias do norte da Índia e do Paquistão, tais como o sânscrito, o prácrito, o maharate e o punjabi.

Eu tenho verdadeira paixão pelo povo cigano, sinto uma afinidade muito grande por eles dedico essa postagem á todos os ciganos e a minha cigana protetora Sulamita!!!

Optchá!!!

Nenhum comentário: